O que é Terapia do Esquema?

A Terapia do Esquema é uma abordagem inovadora desenvolvida especialmente para pacientes difíceis, com problemas caracteriológicos arraigados.

Trata-se de uma Psicoterapia Cognitiva desenvolvida por Jeffrey Young a partir da constatação de que a Terapia Cognitivo Comportamental tradicional apresentava algumas dificuldades com pacientes com transtornos crônicos, tais como transtornos de personalidade e casos refratários.

A Terapia do Esquema utiliza técnicas e entendimentos cognitivos, além de mesclar elementos da Gestalt, da Teoria do Apego, da Psicanálise e da Teoria Construtivista, tornando-se uma proposta integradora.

O resultado é uma terapia em que trabalha questões relacionadas às experiências de infância com técnicas vivenciais, além das perspectivas cognitivas. Um dos principais recursos desta terapia é a relação terapêutica, a qual se torna o veículo de mudança através da Reparentalização Limitada e da Confrontação Empática, visando que o paciente possa ter um insight emocional sobre seus problemas.

_

Em 2018, a Núcleo estará lançando a 1ª turma de Formação em Terapia do Esquema!

Você já pode fazer sua pré-inscrição por telefone (51 3710 2810  ou 51 999 013 153), email (nucleoc@nucleoc.com.br)

 


Rossana Andriola

Psicóloga CRP 07/19248 e coordenadora do Curso de Formação em Esquemas da Núcleo Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental) Experiência em atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos. Formação em Terapia do Esquema WP/ NYC Institute Schema Therapy. Professora convidada de cursos de Formação em Esquemas em várias regiões do Brasil. Coautora do primeiro livro brasileiro sobre Terapia do Esquema intitulado Terapia Focada em Esquemas: Integração em Psicoterapia.

 

Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental!

Deixe uma resposta