Neste período atípico em nossas vidas, torna-se ainda mais importante cuidar do “combustível” que estamos fornecendo ao nosso corpo, pois poderá contribuir para um bom estado de saúde e bem-estar ou então nos deixar mais vulneráveis a problemas.

As dicas a seguir devem ser seguidas também quando isso tudo passar, pois contribuem para uma vida mais leve e saudável.

  1. Evite fazer dietas restritivas, pois já estamos vivendo um período muito diferente do nosso habitual, onde as emoções estão à flor da pele e muitas mudanças na rotina que impactam na vida de todos. Por isso, restringir a alimentação só irá trazer mais ansiedade e angústia, podendo comprometer a saúde ou gerar episódios de comer excessivo.
  2. Ficar muito tempo sem comer ou diminuir muito a quantidade dos alimentos consumidos, não trará benefícios e sim, alterações indesejadas no hábito alimentar. Isso faz com que aumente as chances de comer em excesso. É importante que sejam realizadas as três principais refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar, e lanches intermediários, conforme necessidade. Importante evitar beliscos ou estar o tempo todo comendo, por ter mais acesso aos alimentos.
  3. Beba bastante água, para se manter hidratado. Indica-se em torno de 30 a 35 ml por quilo de peso, ou seja, um adulto de 70 kg deve consumir de 2,1 a 2,45 litros por dia, auxiliando para que o organismo não confunda os sinais de fome e sede, evitando comer sem necessidade. Além disso, o adequado consumo de água evita o cansaço excessivo, mantendo bons níveis de energia.
  4. Evite cair em tentação, optando por ter em casa alimentos como frutas, verduras, sementes, oleaginosas e cereais integrais, ao invés de comprar alimentos industrializados, ricos em calorias, açúcares, gorduras e aditivos químicos, como biscoitos recheados e salgadinhos. Nos momentos de ansiedade normalmente se recorre a esse tipo de alimento, pois resultam em uma rápida sensação de prazer e bem-estar, mesmo que por um curto espaço de tempo.
  5. Planeje suas refeições com alguma antecedência, faça uma lista de compras e atenha-se a ela quando for ao mercado, evitando adquirir alimentos que não estavam previstos. Não há necessidade de acumular alimentos ou comprar em grande quantidade, pois corre-se o risco de estragarem. 
  6. Aumente a ingestão de fibras, encontradas nas frutas, legumes e grãos integrais, visto que aumentam nossa sensação de saciedade, reduzem os desejos por determinados alimentos e a fome. O ideal é consumi-las no início das refeições, além de manter a quantidade adequada de água.
  7. Durma bem, pois uma boa e tranquila noite de sono auxilia na manutenção da nossa imunidade, além de que durante o sono são sintetizados diversos hormônios que controlam os sinais de fome e saciedade.

Tenha paciência, busque atividades que você gosta e que lhe proporcionam prazer, evitando canalizar todas as emoções para a comida. 

Tudo vai passar e quando isso acontecer, você quer estar como? 

 

Franciele Machado Wermann

Nutricionista CRN 2 – 12760