O ano de 2018 se inicia e o que todos almejam é que ele traga maior satisfação e bem-estar, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Antecipando estas expectativas, instituições importantes da área da educação de Lajeado realizaram encontros e eventos para tratar do assunto. As propostas realizadas trataram do manejo dessas expectativas, explorando novas formas de lidar com as emoções, com a motivação e com as relações interpessoais no sentido de alcançar maiores níveis de felicidade.

Em duas ocasiões, a psicóloga e diretora da Núcleo, Daniela Munhoz, abordou o assunto de forma interativa e demonstrativa, por meio de experiências práticas e de falas a respeito da Psicologia Positiva. Na Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN), onde ocorreu a 1ª Parada Pedagógica de 2018, Daniela introduziu os cinco elementos principais que elevam o nível de bem-estar e felicidade: as emoções positivas, a capacidade de realização, o sentido e o propósito, o engajamento e o relacionamento interpessoal. De forma prática, foi realizada neste evento uma adaptação da Experiência de Felicidade, na qual os participantes tem a possibilidade de produzir emoções positivas e alcançar maiores níveis de felicidade através da gratidão.

Na segunda ocasião, que ocorreu dia 09 de fevereiro no Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), reuniram-se todos os colaboradores do colégio no 12º Seminário Institucional – um evento de palestras, momentos de reflexão e apresentações artísticas. De forma a inspirar um ano letivo próspero por meio da construção de bem-estar, Daniela falou aos presentes:

“A intepretação dos fatos altera as emoções e o comportamento, dessa forma, está em nossas mãos fazer nosso dia ser melhor ou pior.”

A importância de possuir conhecimentos sobre as emoções e sobre a estados de felicidade reside no impacto e na relevância dessas questões no bem-estar das famílias, das crianças, adolescentes e também dos profissionais. Um indivíduo bem emocionalmente, em um ambiente propício ao manejo dos sentimentos e do comportamente tem muito mais potencial de produzir e trabalhar com satisfação, alcançando melhores resultados e também contagiando seus pares com essas sensações.

Momentos de pausa e de reflexão como estes são essenciais para projetar mais e melhores emoções positivas. A Núcleo tem grande satisfação em saber que instituições importantes estão reconhecendo o valor da Psicologia e suas vertentes na lida destas questões. É sempre gratificante para toda nossa equipe participar de eventos e momentos onde é possível agregar mais conhecimento acerca de assuntos como felicidade, motivação e relacionamento, bem como sobre as potencialidades da Psicologia, de forma geral. Obrigado SLAN e CEAT pela oportunidade, estamos sempre a disposição para novos momentos especiais como estes que ocorreram. Esperamos ter impactado positivamente todos os envolvidos e que 2018 seja repleto de emoções positivas!

Conheça os benefícios do Outplacement

Deixe uma resposta