Avaliação Clínica a partir do DSM 5

Aprimore suas habilidades e conhecimentos em diagnósticos clínicos.

Para maiores informações sobre modalidade in-company, ou sobre datas de novas edições, entre em contato.

51 3710 2810 |  nucleoc@nucleoc.com.br

Dúvidas?

51 3710 2810     nucleoc@nucleoc.com.br

Nesse curso, objetiva-se instrumentalizar e atualizar o aluno quanto ao diagnóstico clínico a partir da última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

 

Objetivos específicos

  • O exame das funções mentais;
  • Organização de um sistema de avaliação: DSM 5;
  • Transtorno Bipolar e Transtornos Relacionados: Transtorno Bipolar Tipo I e II, Transtorno Ciclotímico;
  • Transtornos Depressivos: Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Depressivo Persistente (Distimia), Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor;
  • Transtornos de Personalidade: Paranoide, Esquizoide, Equizotípica, Antissocial, Borderline, Histriônica, Narcisista, Esquiva, Dependente, Obsessivo–Compulsiva.


Público-alvo

Psicólogos e alunos de graduação em Psicologia a partir do 7º semestre.

Samantha Dubugras Sá

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Psicologia Clínica (2004) e doutorado em Psicologia (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em julho de 2007 participou do curso de pós-graduação: "Atención Integral a Victimas" na Universidade Complutense de Madri. Atualmente é professora horista adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora do Curso de Especialização em Direito de Família do PPG da Faculdade de Direito da PUCRS; Professora do curso de pós-graduação da Escola de Psicologia da IMED intitulado ?Avaliação e diagnóstico psicológico: enfoque clínico? e psicóloga clínica em Consultório Particular. Foi Supervisora do Programa SAPP/SAJUG – PUCRS; professora auxiliar no Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Faculdade Meridional e professora auxiliar no Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia, Psicodiagnóstico – atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia jurídica/perícia, avaliação psicológica, suicídio, homicídio, homicídio seguido de suicídio, comportamento violento, depressão e violência doméstica.