Formação em Terapia
Cognitivo-Comportamental

Turma III

Informações gerais:

  • Carga horária: 152 horas em 19 módulos (2 anos, sendo um sábado p/ mês)
  • Horário: 8h – 12h e 13h0 – 17h
  • Início das Aulas: Sábado, 17/08/2019
  • Local: Núcleo
  • Público-alvo: Psicólogos, psiquiatras, estudantes de graduação (que concluíram todas as disciplinas até o 7º semestre) e residentes.

A Terapia Cognitivo-Comportamental busca a melhora sistemática do paciente por meio de técnicas específicas.

Desenvolva conhecimentos em profundidade acerca da teoria que tem eficácia cientificamente comprovada no tratamento de transtornos como os relacionados à ansiedade.

Com a supervisão de casos clínicos que proporcionamos a cada módulo, você desenvolverá as competências necessárias para utilizar e obter resultados da TCC com seus pacientes de forma prática.

Em contraste com muitas outras formas de psicoterapia, a TCC é uma abordagem focada na solução de questões atuais, orientada para a resolução de problemas e aprendizagem de habilidades específicas, de acordo com a necessidade de cada caso.

O objetivo da TCC é ajudar as pessoas a melhorar e manterem-se bem no futuro. Na TCC, o terapeuta e o paciente trabalham juntos, como uma equipe, para identificar e resolver problemas. O terapeuta ajuda o paciente a superar as suas dificuldades através da mudança na sua maneira de pensar, de se comportar e nas suas respostas emocionais diante de determinadas situações.

O curso sobre TCC que fiz junto à Núcleo foi fundamental para meu aprofundamento profissional. Trouxe através de recursos inovadores, aperfeiçoamentos importantes para minha prática clínica.

- Janaina Petry Froner

Explore os 19 módulos da Formação e conheça a equipe de professores.

Módulos

 Dr. Wilson Vieira Melo

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17 / 08 / 2019

  • Bases epistemológicas e conceituais;
  • Modelo comportamental;
  • Modelo cognitivo;
  • Estrutura do tratamento e das sessões em terapia cognitiva.

 Dra. Elisabeth Meyer

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21 / 09 / 2019

  • Identificar, Avaliar, Modificar e Monitorar Crença Central e Pensamentos Automáticos;
  • Técnicas para Crença Central, Crença Intermediária e Regras;
  • Reestruturação cognitiva;
  • Técnicas Comportamentais;
  • Aula através de materiais didáticos, dramatizações, vídeos e outros exercícios com a finalidade de aumentar a aquisição de habilidades e o aprendizado das diferentes técnicas.

 Dra. Elisabeth Meyer

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05 / 10 / 2019

  • Identificar, Avaliar, Modificar e Monitorar Crença Central e Pensamentos Automáticos;
  • Técnicas para Crença Central, Crença Intermediária e Regras;
  • Reestruturação cognitiva;
  • Técnicas Comportamentais;
  • Aula através de materiais didáticos, dramatizações, vídeos e outros exercícios com a finalidade de aumentar a aquisição de habilidades e o aprendizado das diferentes técnicas.

23 / 11 / 2019

  • Critérios diagnósticos dos transtornos;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Avaliação – identificação dos sinais e sintomas;
  • Modelo cognitivo;
  • Estratégias de tratamento.
  • Técnicas comportamentais;
  • Técnicas cognitivas;
  • Manejo com pacientes graves;
  • Prevenção à recaída.

 Rossana Andriola

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14 / 12 / 2019

  • Diagnóstico descritivo;
  • Características clínicas;
  • Modelos explicativos;
  • Tratamento dentro da abordagem cognitivo-comportamental e psicofarmacológica.

Rossana Andriola

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14 / 03 / 2020

  • Diagnóstico descritivo;
  • Características clínicas;
  • Modelos explicativos;
  • Tratamento dentro da abordagem cognitivo-comportamental e psicofarmacológica.

18 / 04 / 2020

  • Ansiedade Social: diagnóstico e conceitualização;
  • Intervenções Cognitivas para Ansiedade Social;
  • Intervenções Comportamentais para Ansiedade Social (Exposição);
  • THS (Treino de Habilidades Sociais) para o tratamento da ansiedade social.

Me. Marcelo Rigoli

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09 / 05 / 2020

  • Transtorno de Estresse Pós-traumático e Agudo
  • Terapia de Exposição Prolongada para TEPT
  • Terapia de Exposição Narrativa para TEPT

Me. Gerson Siegmund

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20 / 06 / 2020

Gerson Siegmund

  • Critérios diagnósticos dos transtornos;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Avaliação – identificação dos sinais e sintomas;
  • Modelo cognitivo;
  • Estratégias de tratamento: exposição e prevenção de resposta, reestruturação cognitiva e prevenção à recaída;
  • Supervisão de caso clínico.

Lauren Heineck de Souza

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25 / 07 / 2020

  • Diagnóstico descritivo;
  • Características clínicas;
  • Modelos explicativos;
  • Tratamento dentro da abordagem cognitivo-comportamental e psicofarmacológica.

 Dr. Gerson Siegmund

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22 / 08 / 2020

  • Diagnóstico descritivo;
  • Características clínicas;
  • Modelos explicativos;
  • Tratamento dentro da abordagem cognitivo-comportamental e psicofarmacológica.

 Dra. Elisabeth Meyer

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19 / 09 / 2020

  • Evolução histórica dos diagnósticos dos transtornos alimentares e obesidade;
  • Epidemiologia dos transtornos alimentares e obesidade;
  • Etiologia dos transtornos;
  • A imagem corporal e os transtornos alimentares;
  • Terapia cognitivo-comportamental nos transtornos alimentares e obesidade;
  • Aula através de materiais didáticos, dramatizações, vídeos e outros exercícios com a finalidade de aumentar a aquisição de habilidades e o aprendizado das diferentes técnicas.

24 / 10 / 2020

  • Introdução sobre o Modelo cognitivo-comportamental da Terapia Cognitiva das
    Disfunções Sexuais e Transtornos Parafílicos;
  • Terapia Cognitiva das Disfunções Sexuais e Transtornos Parafílicos.
  • Técnicas cognitivas-comportamentais das Disfunções Sexuais e Transtornos
    Parafílicos.

07 / 11 / 2020

  • Importantes aspectos do desenvolvimento para a aprendizagem de comportamentos
    disfuncionais.
  • Estrutura de tratamentos na perspectiva cognitivo-comportamental
  • Avaliação e conceituação cognitiva
  • Principais técnicas no tratamento.

05 / 12 / 2020

  • Conceitos e diagnóstico
  • Etiologia
  • Classificação de substâncias psicoativas
  • Tipos de tratamento
  • Redução de danos
  • Entrevista Motivacional
  • TCC de Beck
  • Prevenção da Recaída
  • Jogos Terapêuticos

20 / 03 / 2021

  • Modelo Cognitivo e principais técnicas do tratamento dos transtornos de Personalidade dos Cluster A e C.

10 / 04 / 2021

  • Modelo Cognitivo e principais técnicas Cognitivo-Comportamentais para os Transtornos de Personalidade do Culster B.

 Dr. Wilson Vieira Melo

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15 / 05 / 2021

  • Abordagem da Terapia do Esquema aplicada aos transtornos da personalidade (Jeffrey
    Young, 2003)
  • Abordagem da Terapia Comportamental Dialética aplicada ao transtorno da
    personalidade borderline e a casos complexos (Marsha Linehan, 2010).

Alexandra Bender Nabinger

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19 / 06 / 2021

  • Teoria do tratamento combinado;
  • Técnicas de terapia cognitivo comportamental para psicoeducação, adesão e manutenção de tratamento combinado;
  • Relação entre terapeutas;
  • Psicofarmacologia básica;
  •  Novidades em neurociências.

No Workshop Introdução à TCC, ministrado na Núcleo pela Prof. Nathercia, compreendemos a importância desta terapia como uma prática clínica, que é adaptada à atualidade. Encantei-me e desejo aprofundar ainda mais para que muitos possam se beneficiar desta abordagem.

- Ana Beatriz Reckziegel Marques

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Investimento

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  • Estudantes e clientes Núcleo:  24 x R$ 400,00
  • Profissionais:  24 x R$ 450,00
  • Estudantes e clientes Núcleo:  24 x R$ 450,00
  • Profissionais:  24 x R$ 480,00