Psicodiagnóstico

Para se contextualizar na dinâmica das avaliações psicológicas, desde o encaminhamento, passando pelos instrumentos até a devolução.

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Percorra os processos e sistemáticas do psicodiagnóstico sob perspectivas práticas, legais e éticas.

 

 

Conteúdo Programático

  • Contexto da avaliação psicológica com crianças.
  • Encaminhamento – fontes de encaminhamento de crianças para a avaliação; contato com profissionais da área da saúde.
  • Entrevista de Anamnese com pais ou responsáveis.
  • Hora de Jogo Diagnóstica – materiais e possibilidades de interpretação. *Testes – as resoluções do CFP;
  • Instrumentos psicométricos e projetivos;
  • Instrumentos para professores e para pais.
  • Laudo/parecer – conforme documentos do CFP.
  • Devolução – a entrevista devolutiva com pais, criança, profissionais.
  • Ética – contrato, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, qualidades psicométricas do instrumental.

 

Público-alvo

Profissionais e estudantes de Psicologia e Psiquiatria; Terapeutas da família.

Maria Lúcia Tiellet Nunes

Psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Livre de Berlim. Docente e pesquisadora PUCRS 1975-2014; atualmente co-orientadora de dissertações e teses UFRGS. Áreas de conhecimento: psicologia clínica, psicanálise, psicoterapia psicanalítica de crianças e avaliação psicológica.