Técnicas Avançadas
em Terapia Cognitivo-Comportamental

Para maiores informações sobre modalidade in-company, ou sobre datas de novas edições, entre em contato.

Dúvidas?

51 3710 2810     nucleoc@nucleoc.com.br

Conheça e pratique técnicas da Terceira Onda da terapia cognitivo-comportamental.

O objetivo deste workshop é tornar a pratica clinica mais eclética. Você irá aprender técnicas não convencionais e como usá-las em situações clínicas específicas. Em uma discussão aprofundada, vamos focar no aperfeiçoamento da prática clínica mediante o aprendizado de ferramentas e conceitos adicionais à TCC.

• Introdução às abordagens da terceira onda:

As abordagens da Terceira Onda são diferentes perspectivas de tratamento que têm origem nas terapias comportamentais e cognitivas. Sao chamadas também de terapias de terceira geração ou ainda contextuais.

• Técnicas psicoterápicas avançadas:
As terapias cognitivas possuem diversas técnicas utilizadas com diferentes propósitos no trabalho clínico. O objetivo do workshop é realizar uma discussão avançada acerca de algumas das principais ferramentas disponíveis para o terapeuta cognitivo, tanto da terapia cognitiva convencional (Modelo de Beck) quanto das abordagens de terceira onda.

• Fundamentos da Terapia Comportamental Dialética (DBT):
A DBT é uma das abordagens de terceira onda mais estudadas e respaldadas por um grande número de publicações. Sua principal aplicabilidade é para casos graves e complexos, como pacientes com histórico de múltiplas internações, comorbidades e comportamento cronicamente suicida e transtornos da personalidade, em especial o transtorno da personalidade borderline (mais prevalente em contextos clínicos).

 

Público-alvo

Profissionais e estudantes de psicologia e psiquiatria a fim de potencializar seus conhecimentos em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Conheça o professor

Wilson Vieira Melo

Doutor em Psicologia (UFRGS), com estágio de pesquisa na University of Virginia(USA) estudando o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), foi professor de Graduação em Psicologia durante dez anos (FACCAT / ULBRA / IBGEN). Professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva em diversos estados do Brasil. Ex-Diretor e Ex-Coordenador Técnico da WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2002/2011). Coordenador do curso de Formação em Terapia Comportamental Dialética (IWP). Ministrou curso como Professor Convidado na Palo Alto University (USA) sobre Terapia Comportamental Dialética para o Transtorno da Personalidade Borderline. Participou dos Estudos de Campo para elaboração do Código Internacional de Doenças CID 11 (OMS) nas Comissões de Transtornos Especificamente Associados ao Estresse e também na de Transtornos do Comportamento Alimentar. Segundo-Secretário da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas – FBTC (Gestão 2011/2013) e Vice-Presidente (Gestão 2013/2015). Coordenador do processo de implementação e da Comissão de Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil pela FBTC (2013/2015).  Membro Fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Membro do Grupo de Trabalho Pesquisa Básica Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre-RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica.