Neste período do ano, já estamos planejando as comemorações de Natal e Ano Novo, além das confraternizações com amigos e familiares. Com isso, também surgem as crenças de que será um período de muita comilança, descontrole alimentar e aumento de peso; mas não precisa ser assim. Duas datas específicas não devem comprometer tudo o que conquistamos ao longo do ano. Para isso, seguem algumas dicas para aproveitar as comemorações com consciência e equilíbrio.

Evite os excessos nos momentos de confraternização, sirva porções menores e mantenha uma alimentação equilibrada nos demais dias. Prove um pouco de cada alimento, mas sem fazer repetições, controlando as quantidades.

Siga o planejamento alimentar habitual até o horário da festa, ou seja, mantenha a regularidade dos horários em que se alimenta e não pule nenhuma das refeições para compensar a comilança.

Se você achar que comeu de forma excessiva e abusou das quantidades e alimentos gordurosos, procure não fazer compensações durante as próximas semanas tentando comer pouco ou restringindo o cardápio a saladas e frutas. Se exagerar, procure retomar a rotina de alimentação e manter uma boa hidratação.

A bebida alcoólica deve ser consumida com moderação e nunca em jejum. É fundamental manter o organismo hidratado, pois o álcool provoca perda hídrica. Por isso, intercale com água ou suco de frutas naturais, sem açúcar.

Atente ao tamanho dos pratos, pois, inconscientemente, pessoas que utilizam copos maiores e pratos mais largos bebem uma quantidade maior de líquidos e comem em quantidades maiores.

Coma devagar, prestando atenção na alimentação; dessa forma, o seu cérebro tem tempo de receber uma mensagem dizendo que você está saciado, evitando excessos. Observe o seu grau de saciedade. Procure sinais de que está começando a ficar satisfeito, tornando-se consciente das sensações de seu corpo. Assim, você poderá se lembrar de diminuir as quantidades e selecionar os alimentos que realmente deseja consumir. Evite, portanto, as repetições, pois em muitos casos são desnecessárias.

Se você aplicar pelo menos algumas destas estratégias, com certeza terá mais chances de começar 2021 mais leve e feliz.